A fotografia microscópica tem o poder de revelar o mundo escondido sob um microscópio. Ao longo dos últimos 49 anos, o concurso Nikon’s Small World Photo Microscopy Competition tem-nos mostrado as melhores imagens do mundo minúsculo.
A imagem vencedora deste ano foi captada pelo investigador Hassanain Qambari, com a ajuda de Jayden Dickinson, do Lion’s Eye Institute, um centro de investigação da visão na cidade australiana de Perth. Mostra a retina de um roedor centrada no nervo óptico que transmite a informação entre o olho e o cérebro. “[A fotografia] dá-nos uma ideia das estruturas que estão em jogo e de quanta energia é utilizada a partir do momento em que abrimos os olhos”, diz Qambari.
Riscos verdes, vermelhos e amarelos revelam o funcionamento molecular interno deste nervo essencial, num olhar sem precedentes que poderá ajudar os investigadores a perceberem como tratar uma condição chamada retinopatia diabética. Nos seres humanos, esta condição faz com que a visão se desfoque e depois desapareça completamente. A detecção precoce da doença poderá ajudar a travá-la – enquanto melhor os médicos virem o interior do olho, melhor conseguirão perceber o seu complexo funcionamento interno, informações que poderão salvar alguém de ficar cego.
É apenas um exemplo do tipo de conhecimentos fascinantes que podem surgir por vermos o nosso mundo mais de perto. Apresentamos abaixo uma selecção das nossas fotografias preferidas, escolhidas por serem bons exemplos tanto da arte como da ciência.