Embora nem todos estejam em erupção, existem aproximadamente 1.350 vulcões activos distribuídos pelo mundo. A história já demonstrou diversas vezes que as suas erupções podem ser realmente catastróficas, tanto para os seres humanos como para muitas outras espécies. Claro exemplo disso foi a erupção do vulcão Krakatoa em 1833, na qual morreram 33.000 pessoas, ou do Monte Tambora, que ceifou a vida de 60.000 pessoas em 1815. Com efeito, a erupção do Monte Tambora foi uma daquelas erupções vulcânicas capazes de afectar o clima global. Teve grandes consequências a nível planetário, uma vez que a grande quantidade de cinzas libertada na atmosfera diminuiu a quantidade de radiação solar que chegava à Terra. Isto arrefeceu o clima ao ponto de o ano seguinte à erupção, 1816, ter passado à história como o ano sem Verão.
O manto terrestre, ou seja, o coração de magma fluido e incandescente do nosso planeta e derradeiro responsável pela actividade vulcânica, é uma entidade dinâmica, razão pela qual é inevitável que, mais cedo ou mais tarde, voltem a ocorrer grandes erupções vulcânicas, com todos os perigos que estas acarretam.
Para além de todas as ameaças intrínsecas a um vulcão, como as escoadas lávicas, as explosões, as escoadas piroclásticas ou as nuvens de cinzas, entre outras, ao calcular a periculosidade de um vulcão é importante não nos fixarmos unicamente na sua natureza ou no seu historial eruptivo, e introduzir na equação o número de pessoas que a própria erupção poderia afectar.
Com base em todos estes factores, existe actualmente uma série de vulcões que, pela sua periculosidade, o número de pessoas que vive nos seus arredores e a possibilidade de entrarem – ou de já estarem – em erupção, merece especial atenção por parte dos vulcanólogos. É possível que a classificação varie segundo os diferentes especialistas e os critérios mais valorizados por cada um deles. No entanto, muitos concordariam que estes são 12 dos vulcões mais perigosos do mundo:
- Vulcão Taal
- Monte Nyiragongo
- Caldeira Aira
- Campo vulcânico de Michoacan-Guanajuato
- Vulcão Popocatépelt
- Vulcão Santa Maria
- Monte Merapi
- Vulcão Krakatoa
- Monte Agung
- Vulcão Kilauea
- Caldeira de Yellowstone
- Monte Vesúvio