Vírus Ébola
O género Ebolavirus é, juntamente com os géneros Marburgvirus e Cuevavirus, um dos três membros da família Filoviridae. Até à data, foram identificadas cinco espécies: Bundibugyo ebolavirus (BDBV); Ebolavirus Zaire (EBOV); Reston ebolavirus (RESTV); Sudan ebolavirus (SUDV), Taï Forest ebolavirus (TAFV).
O vírus Ébola é responsável por uma doença humana grave, frequentemente fatal, com o mesmo nome. O seu nome deriva do local do segundo dos primeiros surtos identificados no Sudão do Sul e na República Democrática do Congo, uma aldeia perto do rio Ébola.
O vírus é transmitido aos seres humanos a partir de animais selvagens, propagando-se depois de pessoa para pessoa. Os seus surtos são altamente letais, com uma taxa de mortalidade de 50%, pelo que deve ser identificado e controlado o mais rapidamente possível.
Ao contrário de outros vírus, este, como se pode ver, tem normalmente a forma de um filamento, com um diâmetro de aproximadamente 60-80 nanómetros e um comprimento de até 14.000 nanómetros. Contém um capsídeo helicoidal encapsulado por uma proteína NP que reveste uma cadeia de ARN.