+

Criança do Lapedo Série Saber o que vestir 7 colinas Lisboa Roma Galáxias Inteligência Artificial National Geographic História 14 National Geographic Dezembro Tabela Periódica Vulcões Como se formam

National Geographic

National Geographic Portugal
Assine
  • Mais

    +

    Código Morse Cleópatra Sistema Solar

    • Animais
    • Meio Ambiente
    • Ciência
    • História
    • Viagens
    • Foto do dia
    • Newsletter
  • National Geographic Portugal
  • Siga-nos
    facebook instagram

Ciência

10 vírus vistos ao microscópio: do VIH ao vírus Nipah

O vírus Nipah, o VIH ou Sars-Cov-2... cada microrganismo tem estruturas e dimensões diferentes. Que forma têm outros vírus, como o vírus da gripe A, da febre amarela ou do ébola? Olhamos através de um microscópio para encontrar pistas sobre estes agentes infecciosos.

Actualizado a 21 de Setembro de 2023, 12:41

Partilhar

cp 05 12 02 s643 54eeb1ac
Sergi Alcalde
1 /10
virus del nipah

NIAID

1 / 10

Vírus Nipah

Uma partícula do vírus Nipah (NiV) emerge de uma célula em cultura. Tal como outros henipavírus, o genoma do Nipah é um ARN de cadeia simples. As partículas virais envoltas têm uma forma variável, podendo ser filamentosas ou esféricas (como na figura), embora tenham um capsídeo helicoidal. Trata-se de um vírus zoonótico, o que significa que pode ser transmitido dos animais para os seres humanos. Os morcegos frugívoros são o reservatório animal do NiV na natureza. A infecção pelo NiV está associada a encefalite (inflamação do cérebro) e pode causar doença ligeira a grave, incluindo a morte.

cp 28 05 03 s179 c96f6f59

CORDON PRESS

2 / 10

Vírus Ébola

O género Ebolavirus é, juntamente com os géneros Marburgvirus e Cuevavirus, um dos três membros da família Filoviridae. Até à data, foram identificadas cinco espécies: Bundibugyo ebolavirus (BDBV); Ebolavirus Zaire (EBOV); Reston ebolavirus (RESTV); Sudan ebolavirus (SUDV), Taï Forest ebolavirus (TAFV).

O vírus Ébola é responsável por uma doença humana grave, frequentemente fatal, com o mesmo nome. O seu nome deriva do local do segundo dos primeiros surtos identificados no Sudão do Sul e na República Democrática do Congo, uma aldeia perto do rio Ébola. 

O vírus é transmitido aos seres humanos a partir de animais selvagens, propagando-se depois de pessoa para pessoa. Os seus surtos são altamente letais, com uma taxa de mortalidade de 50%, pelo que deve ser identificado e controlado o mais rapidamente possível. 

Ao contrário de outros vírus, este, como se pode ver, tem normalmente a forma de um filamento, com um diâmetro de aproximadamente 60-80 nanómetros e um comprimento de até 14.000 nanómetros. Contém um capsídeo helicoidal encapsulado por uma proteína NP que reveste uma cadeia de ARN.

cp 22 01 03 s145

CORDON PRESS

3 / 10

Vírus da raiva

O vírus da raiva (Família Rhabdoviridaees) é um vírus de cadeia simples. Ou seja, o seu material genético é composto por ADN de cadeia simples. Tem a forma de uma bala, como se pode ver na imagem, e possui um invólucro lipídico que codifica cinco proteínas. A raiva é uma doença infecciosa viral que é fatal em quase todos os casos após o aparecimento de sintomas clínicos. Em cerca de 99% dos casos humanos, o vírus é transmitido por cães domésticos. No entanto, a doença afecta tanto animais domésticos como selvagens e é transmitida aos seres humanos geralmente pela saliva através de mordeduras ou arranhões. O período de incubação da raiva é geralmente de dois a três meses, mas pode variar de uma semana a um ano, dependendo de factores como a localização do local de inoculação e a carga viral. As primeiras manifestações são febre acompanhada de dor ou parestesia no local da ferida. A parestesia é uma sensação de formigueiro, comichão ou ardor que é invulgar ou que não pode ser explicada por qualquer outra causa. À medida que o vírus se propaga pelo sistema nervoso central, a inflamação progressiva do cérebro e da espinal medula conduz à morte.

cp 12 12 02 s350 b3ce5e3a

CORDON PRESS

4 / 10

Vírus da hepatite B

O vírus da hepatite B (VHB) é relativamente pequeno (cerca de 42 nanómetros de diâmetro), composto por uma esfera de cerca de 20 nanómetros e filamentos com um comprimento médio de cerca de 22 nanómetros. As diferenças entre os genótipos afectam a gravidade e a evolução da doença, bem como a probabilidade de complicações, a resposta ao tratamento e as possíveis vacinas. Ao contrário do seu primo mais velho, o vírus da hepatite B pertence à família Hepadnaviridae.

cp 05 12 02 s643 54eeb1ac

CORDON PRESS

5 / 10

Vírus da gripe A

Os vírus da gripe A dividem-se em subtipos com base em duas proteínas presentes na superfície do vírus: a hemaglutinina (H) e a neuraminidase (N). O problema com este vírus é a sua elevada variabilidade, uma vez que existem 18 subtipos de hemaglutinina e 11 subtipos de neuraminidasa. Em suma, existem potencialmente 198 combinações diferentes de subtipos, embora apenas 131 tenham sido detectados na natureza. Os que afectam os seres humanos são os subtipos A (H1N1) e A (H3N2), sendo este último o que circula mais rapidamente e o que causa mais estragos na população.

cp 24 11 03 cr120 f975be59

CORDON PRESS

6 / 10

Vírus da febre amarela

O vírus da febre amarela (YFV) é um vírus transmitido por artrópodes, pertencente à família Flaviviridae, que inclui vírus como o da dengue, o do Nilo Ocidental e o da encefalite japonesa. A febre amarela é uma doença viral aguda que provoca febre hemorrágica e iterícia. As grandes epidemias de febre amarela ocorrem quando o vírus é introduzido por pessoas infectadas em zonas densamente povoadas, com uma elevada densidade de mosquitos e onde a maioria da população tem pouca ou nenhuma imunidade devido à falta de vacinação. Nestas condições, os mosquitos infectados transmitem o vírus de uma pessoa para outra. A vacina contra a febre amarela é segura e acessível, e uma única dose é suficiente para conferir protecção vitalícia, sem necessidade de doses de reforço. O vírus é constituído por um capsídeo, uma membrana e um revestimento (envelope viral).

20200224 zaa p138 023

7 / 10

SARS-CoV-2

O SARS-CoV-2, que causou a pandemia mais mediática do século XXI, é semelhante aos seus primos mais antigos: é composto por um núcleo de ARN (o material genético do vírus) e uma membrana proteica envolvente. O nome coronavírus vem das saliências (que lembram uma coroa) que sobressaem da sua cobertura. 

cp 21 10 05 m130 1c7c4ccf

8 / 10

Vírus da gripe aviária

A gripe aviária é uma doença viral causada por alguns subtipos (H5 e H7) do vírus da gripe A, pertencente à família Orthomyxoviridae, que afecta a maioria das espécies de aves, causando uma doença sistémica e extremamente contagiosa. Estes vírus ocorrem naturalmente entre as aves aquáticas selvagens em todo o mundo e podem infectar aves domésticas e outras espécies de aves e animais. Normalmente não infectam os seres humanos, mas houve alguns surtos na história que causaram estragos. O último surto ocorreu no início do século XXI.

cp 04 01 05 c137 3c4fa5d5

9 / 10

Vírus da varicela

O vírus varicela-zoster (VVZ) é uma doença altamente contagiosa que pode causar uma erupção cutânea com comichão e bolhas. Pode ser grave, especialmente em bebés, adolescentes e mulheres grávidas ou pessoas com um sistema imunitário enfraquecido. É um vírus da mesma família que o vírus do herpes comum, com o qual partilha a organização do genoma, a estratégia de replicação e a disseminação. 

O genoma do VZV, sequenciado pela primeira vez em 1986, tem uma molécula dupla de ADN com centenas de milhares de pares de bases. Os viriões são esféricos, com um diâmetro de cerca de 200 nanómetros, e têm um invólucro lipídico que envolve um capsídeo de cerca de 100 nanómetros de forma icosaédrica.

cp 12 12 02 s451 ba1409b1

CORDON PRESS

10 / 10

VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana)

O VIH é um retrovírus da família dos Lentivirus. Ataca o sistema imunitário do corpo, especificamente as células CD4, também chamadas células T, células especiais que ajudam o sistema imunitário a combater as infecções. Ao longo do tempo, o VIH pode destruir tantas destas células que o corpo perde a sua capacidade de combater infecções e doenças. O VIH é constituído por uma bicamada lipídica exterior, que constitui a cobertura, e por um capsídeo semelhante a um cone, no qual é armazenado o material genético, bem como todas as proteínas necessárias para a replicação, duas cadeias idênticas de ARN e um par de iniciadores de ARN de transferência. As partículas virais maduras têm entre 100 e 130 nm de diâmetro, enquanto as imaturas têm entre 120 e 140 nm.

Assine a revista National Geographic agora com 17% de desconto 36€ 29,95€

Saber mais

Relacionado

Como fazer fotos especiais à noite? O fotógrafo Keith Ladzinski responde.

Como fazer fotos especiais à noite? O fotógrafo Keith Ladzinski responde.

Com as ferramentas certas e um bom plano de trabalho, torna-se mais fácil captar a beleza da Lua e das estrelas à noite. O fotógrafo profissional Keith Ladzinski mostra-lhe como.

KEITH LADZINSKI

KEITH LADZINSKI

Islândia, o lar dos vulcões mais imprevisíveis do mundo

Islândia, o lar dos vulcões mais imprevisíveis do mundo

Nesta terra de gelo e fogo no norte da Europa, o frio glaciar e o calor do interior da Terra dão as mãos para criar algumas das paisagens mais impressionantes do planeta.

David Miranda

David Miranda

Cientistas procuram novas formas de prevenir e tratar a osteoartrite
MARTINA113 NO ISTOCK

Cientistas procuram novas formas de prevenir e tratar a osteoartrite

A osteoartrite é a forma mais comum de osteoartrose e uma das principais causas de dor crónica em pessoas com mais de 30 anos. Actualmente, não existe cura para a osteoartrite.

Daniel Pellicer Roig

Daniel Pellicer Roig

MAIS VISTO

Cientistas procuram novas formas de prevenir e tratar a osteoartrite
MARTINA113 NO ISTOCK

Cientistas procuram novas formas de prevenir e tratar a osteoartrite

Daniel Pellicer Roig

Daniel Pellicer Roig

Islândia, o lar dos vulcões mais imprevisíveis do mundo

Islândia, o lar dos vulcões mais imprevisíveis do mundo

David Miranda

David Miranda

Como fazer fotos especiais à noite? O fotógrafo Keith Ladzinski responde.

Como fazer fotos especiais à noite? O fotógrafo Keith Ladzinski responde.

KEITH LADZINSKI

KEITH LADZINSKI

VER 3 MÁS

NEWSLETTER

Receba gratuitamente as nossas melhores reportagens, fotografias e notícias da semana, todas as sextas-feiras de manhã, no seu email.

ASSINE AS NOSSAS REVISTAS

O tesouro de ouro

Alimente a sua curiosidade por apenas 59,95€ por un año (17% de desconto) + 3 edições especiais

Gengis Khan

Dê mais um passo na história 1 ano por apenas 29,95€ (17% de desconto)

Siga-nos

  • Facebook

    Twitter

    Instagram

    Youtube

National Geographic
  • Contactos
  • Ficha técnica
  • Aviso legal
  • Política de privacidade
  • Política de cookies
  • Estatuto Editorial
  • Gerir cookies
  • RBA Colecionáveis
  • National Geographic España

ASSINE E FAÇA PARTE DA MUDANÇA

  • National Geographic

  • História National Geographic

  • NGMP

    Alimente a sua curiosidade

    por apenas 59,95€ + oferta de 3 edições especiais

    ASSINE AGORA

  • HNGP

    Avance uma casa no jogo da História

    Assine a la revista 1 ano por apenas 29,95€

    ASSINE AGORA

ASSINE AGORA