Artigos publicados por "Nina Strochlic"
NEIL JAMIESON (Colagens Fotográficas)
Estamos a viver uma nova era de exploração, defende Nina Strochlic. Neste artigo a jornalista atravessa um mundo complexo de narrativas resgatadas ou reavaliadas recentemente, além do binómio explorador/ explorado.
Stefano Unterthiner
O arquipélago árctico de Svalbard é a região onde se regista o aquecimento mais rápido do planeta. Para documentar o modo como as alterações climáticas estão a afectar o solo, a água e a fauna, um fotógrafo viveu lá durante as quatro estações.
O projecto do fotógrafo requer capacidade de abstracção para que se possa ver algo completamente novo. “Tenho esperança de reactivar a fantasia”, diz.
Todas as pessoas sabem que lavar as mãos é uma forma simples de manter a saúde, mas nem sempre foi assim. Na década de 1840, a defesa desta prática destruiu a carreira de um médico.
Baleias fossilizadas, templos dedicados a deuses crocodilo e uma próspera indústria cerâmica atraem turistas vindos do Cairo até à bucólica região de Fayoum para excursões de um dia.
Num centro para mulheres com necessidades especiais no Uganda, uma fotógrafa perguntou às mulheres como queriam ser retratadas: capazes, iguais e inteligentes, disseram-lhe.
A Via Ápia simbolizava o poder do Império romano. Agora, Itália está a restaurá-la na esperança de criar uma rota de peregrinação pela História.
Esta mulher, que deambulou pelas florestas do norte da suécia, foi sepultada durante a idade da pedra. Agora, um arqueólogo gastou 350 horas para reconstruir o seu rosto.
Quem explora o planeta passa também a acarinhá-lo. E, quando se gosta de algo, rapidamente se desenvolve um instinto protector. Imbuídos desse espírito, a National Geographic e a Rolex desenvolvem uma nova parceria para promover a exploração e a conservação do planeta. Ambas as organizações vão trabalhar em conjunto para apoiar cientistas, estimular exploradores emergentes e proteger as maravilhas da Terra.
Enquanto o coronavírus progredia em Itália, um fotógrafo de Milão começou a fazer retratos à distância.
No Nordeste da Índia, chuvas fortes corroem as infra-estruturas. A população local constrói as suas próprias pontes... a partir de plantas vivas.
A selva e as sanguessugas recebem aqueles que se propõem explorar duas das maiores grutas do planeta.
No maior campo de refugiados do mundo, no Bangladesh, dezenas de bebés rohingya nascem todos os dias sem estatuto legal de cidadania. O que lhes reserva o futuro?
O futuro de Bidibidi, o campo de refugiados no Uganda, é debatido ao mais alto nível no governo local e na comunidade internacional.
Depois de ajudar a proibir o comércio de tubarões nas ilhas Cook, Jessica Cramp tem uma pergunta: pode uma lei proteger tubarões?
Sob a superfície do parque de Yellowstone, existe um mundo que poucos visitantes vêem: formações geológicas milenares.
A maioria dos animais procura a sombra quando as temperaturas no Saara atingem 50ºC.
A guerra civil destruiu o sistema de saúde do Iémen, conduzindo a população para o caos.
A jornalista e pioneira Eliza Scidmore foi a primeira redactora oficial da revista. Foi igualmente fotógrafa e chegou a pertencer à administração.
Em 2016, muitos pais ficaram radiantes quando constataram que os filhos abandonavam o sofá para correrem na rua à caça de criaturas imaginárias.
Em 2010, Dominique Denmarville, especialista da casa de champanhe Veuve Clicquot, recebeu um telefonema que tomou como uma graça: nos destroços de um naufrágio no fundo do mar Báltico, tinham sido encontradas 168 garrafas do que será o champanhe mais antigo do mundo.
Meio século depois da realização de testes nucleares no Pacífico, o material radioactivo resultante ajudou os investigadores a perceber o ciclo de vida das tartarugas-de-pente, uma espécie em vias de extinção.