
Héctor Rodríguez
JORNALISTA E EDITOR DE CIÊNCIA E NATUREZA
Artigos publicados por "Héctor Rodríguez"
ERIC SEIDNER / ALL ABOUT PHOTO AWARDS 2022/ WWW.ALL-ABOUT-PHOTO.COM VÍA PHOTOPUBLICITY.COM
Nas selvas do Nepal vivem tribos de "caçadores" de mel. O mel que procuram é produzido pela maior abelha do mundo.
ESA / WEBB / NASA / CSA / A. MARTEL
Um Universo repleto de galáxias atravessa esta imagem obtida pelo Telescópio Espacial James Webb. Repletos de informação, os fósseis galácticos podem ajudar-nos a entender melhor o presente e o futuro.
SHUTTERSTOCK
Uma enguia enrola-se no ar para se tornar num aro perfeito, numa tentativa de evitar ser engolida por um corvo-marinho.
CORDON PRESS
Um tubarão-baleia – Rhincodon typus – abre a sua enorme boca para se alimentar, filtrando plâncton, bem como alguns pequenos peixes e crustáceos, das águas ricas em nutrientes da Baía de La Paz, na Baixa Califórnia, sul do México, no Oceano Pacífico.
CORDON PRESS / BRAD JOSEPHS
No Parque Nacional Katmai, no Alasca, Brad Josephs retrata o desenlace de uma cena de pesca: um salmão não escapa à boca de um urso-pardo.
Conheça os vencedores do concurso fotográfico que todos os anos nos transporta para um dos enclaves de biodiversidade mais importantes do nosso planeta. "Diving for Dinner", de Dan Shipp, foi a fotografia escolhida pelo público.
CORDON PRESS / RAMESH KARDAKAR
Estará esta ave a caminhar sobre seis patas?
Iwona Deren
Esta imagem aérea de Iwona Deren mostra uma estrada devorada por areias movediças que parecem ter vida própria. Saiba onde foi captada.
Alexej Sachov / TPOTY 2022
O fotógrafo Alesej Sachov registou o poder e a beleza do mar ao largo de Marsa Alam, no Egipto, durante uma sessão de mergulho no meio de uma tempestade.
Fungos invasores, formigas zombie ou uma baleia a ser autopsiada são alguns dos protagonistas das fotografias vencedoras da última edição do concurso BCM Ecology, focado em biologia, evolução e biodiversidade.
FOTO: JUAN MENDEZ
O Parque Nacional de Timanfaya, em Lanzarote, apresenta-nos uma paisagem, que se assemelha, segundo os geólogos, ao do nosso vizinho do sistema solar.
CORDON PRESS
Um raro tapir-malaio – Tapirus indicus – nasceu no jardim zoológico de Chester, em Inglaterra, num evento que foi declarado um "momento de grande importância" para a conservação desta espécie ameaçada de extinção.
MARCEL DRECHSLER, XAVIER STROTTNER AND YANN SAINTY
Organizado pelo Royal Observatory Greenwich, este certame continua a deliciar-nos com algumas das melhores fotografias de astronomia do mundo. Nesta galeria mostramos-lhe a imagem vencedora da edição de 2023 e outras que chegaram à "shortlist" – duas delas assinadas por fotógrafos portugueses.
SHUTTERSTOCK
Utilizada para medir a magnitude dos sismos, a escala de Richter é a escala logarítmica mais conhecida de todos os tempos. Explicamos como funciona, o que mede e quais as suas limitações.
Milhares de flamingos juntam-se na forma de um olho durante um belo pôr-do-sol sobre um lago no Quénia. As nuvens no céu podem ser vistas reflectidas na água em algumas áreas da imagem.
SHUTTERSTOCK
O fotógrafo Greg Nicholson registou o momento em que um polvo luta pela vida, estendendo os seus tentáculos à volta de uma lontra esfomeada. Foi na Ilha de Mull, na Escócia.
FOTO: TONY WU / BIGPICTURE NATURAL WORLD PHOTOGRAPHY COMPETITION 2022
Há semanas que estava ansioso por fotografar um peixe e esperava passar todo o mergulho concentrado nessa tarefa. Porém, pouco depois de avistar o seu primeiro goby, o fotógrafo Tony Wu foi desviado para uma cena diferente: a estrela-do-mar de Leach.
FOTO: JAMES DOREY/ AUSTRALIAN GEOGRAPHIC NATURE PHOTOGRAPHER OF THE YEAR 2022
Esta vespa está a fazer o que é melhor para os seus filhos, fornecendo-lhes um local seguro para crescerem e alimento para o processo: o seu próprio corpo.
John Seager / TPOTY
Usando um drone, o fotógrafo John Seager conseguiu captar a magnífica sombra de Arita numa bela tarde sem nuvens.
ÁLVARO HERRERO LÓPEZ BELTRÁN / 7 UPY
"Tirar esta fotografia foi o momento mais triste que alguma vez vivi no oceano", explica o autor desta imagem, o fotógrafo Álvaro Herrero López Beltrán. Por outro lado, espera que sirva para agitar consciências.
SHUTTERSTOCK
A sinistra aldeia de Al Madam fica a uma hora de carro do Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, tendo sido construída na década de 1970 e abandonada apenas alguns anos mais tarde, na década de 1980.
FOTO: JAYDEN O'NEILL/ AUSTRALIAN GEOGRAPHIC NATURE PHOTOGRAPHER OF THE YEAR 2022
Quando este predador emergiu das águas castanho-esverdeadas de Corroboree Billabong, no extremo superior da Austrália, ficou claro que estava ali para se apropriar da refeição.
FOTO: SUGIURA ET AL.
O besouro-bombardeiro e o percevejo-assassino têm um predador comum, a rã Pelophylax nigromaculatusco, que combatem com armas diferentes, mas usando o mesmo uniforme – aumentando assim as suas hipóteses de sobrevivência.
ROIE GALITZ / NPOTY 2021
Um fotógrafo captou o momento em que uma jovem leoa se aproximou de um elefante africano e começou a mover-se entre as suas patas dianteiras. Parece um abraço, mas algo mais pode estar a acontecer na imagem.
SHANE KALYN / AUDUBON PHOTOGRAPHY AWARDS 2023
O fotógrafo Shane Kalyn estava a fazer uma viagem de carro na Islândia quando decidiu apanhar o ferry até às ilhas Vestman, onde tinha ouvido dizer que existia uma colónia de papagaios-do-mar. Trouxe de lá esta fotografia, mais tarde premiada.
VIKTOR LYAGUSHKIN / CUPOTY.COM
O pedúnculo desta medusa ajuda-a a agarrar-se a uma rocha ou a uma alga. Os seus tentáculos projectam-se para fora, à espera de uma presa, que ela apanha ao fechar os tentáculos como um punho.
João Araújo
João Araújo, micólogo do Jardim Botânico de Nova Iorque, é o autor desta imagem que capta uma cena fascinante do corpo de frutificação de um fungo que parasitou uma formiga.
SHUTTERSTOCK
O artista Jonty Hurwitz afirma ter criado as esculturas mais pequenas do mundo, que cabem na cabeça de um alfinete ou, como se vê nesta fotografia, num cabelo humano.
FOTO: MINQIANG LU / WILDLIFE PHOTOGRAPHER OF THE YEAR 2022
Fotografando a partir de uma encosta oposta à árvore onde o grupo estava amontoado, Minqiang Lu permaneceu durante meia hora a temperaturas de -10°C antes de conseguir obter esta composição ao nível dos olhos.
O fotógrafo Azim Khan Ronnie documentou a vida dos jardins flutuantes em Pirojpur, no Bangladesh, neste caso com a ajuda de um drone.
FOTO: JUAN AHUMADA / CUPOTY.COM
A expressão "deixar uma marca" atinge a sua expressão máxima nesta imagem captada pelo fotógrafo Juan Ahumada.
CC
Baptizado com o nome do matemático Benoît B. Mandelbrot, este conjunto é um exemplo impressionante de como a matemática pode revelar a intrincada harmonia escondida nos números.
ESA / COPERNICUS / SENTINEL 2
Esta imagem captada pela missão Copernicus Sentinel-2 e processada, utilizando os canais de infravermelhos próximos da câmara, mostra uma fotografia aérea da cratera Batagaika, na Sibéria, apelidada de "Porta do Inferno".
Miquel Angel Artus / The BigPicture 2023 / BioGraphic / California Academy of Sciences
Tal como muitos ecossistemas na metade ocidental da América do Norte, muitas florestas do Parque Nacional de Jasper, em Alberta, Canadá, beneficiam de incêndios florestais de baixa intensidade que ocorrem naturalmente.
ESA / COPERNICUS / SENTINEL 2
Esta imagem obtida pela missão Copernicus Sentinel-2 leva-nos até à bacia de Tanezrouft, uma das zonas mais desoladas do deserto do Sara.
Xiaoping Lin / The BigPicture 2023 / BioGraphic / California Academy of Sciences
"É como um poema". É assim que o fotógrafo Xiaoping Lin descreve a acção que registou com a sua câmara num lago perto de Xiamen, na China.