Artigos publicados por "Gonçalo Pereira Rosa"
As primeiras moedas, a arte e vida de Amadeo Souza-Cardoso, a escrita ibera, os funerais viking e os evangelhos apócrifos – razões não lhe faltam para espreitar a 13ª edição da National Geographic História. Nas bancas e a caminho dos assinantes.
De vinte dias de trabalho, "apenas quatro foram proveitosos", relembra o autor da fotorreportagem "Área de serviço no Atlântico".
Pedro Martins
Em 2016 cumpriram-se 300 anos de um curioso acontecimento que marcou então a região de Castelo Branco – e também Dom João de Mendonça, bispo da Guarda. Saiba porquê.
Cinco Cantos/ Shutterstock
Tomar está, por estes dias, mais colorida. Até dia 10 de Julho, a Festa dos Tabuleiros inclui no programa cortejos, exposições, procissões e jogos populares. Conheça os principais símbolos e regras deste festival de origem pagã.
Sofia Tereso
Nos arredores de Bragança, um projecto interdisciplinar extraiu DNA antigo de um esqueleto medieval, revelando uma anomalia genética invulgar.
Istock
Fica na freguesia da Criação Velha, no concelho da Madalena, na ilha do Pico, e é uma formação geológica de origem vulcânica.
Da arqueologia à neurociência, emergem pistas sobre a origem e evolução da música na nossa espécie. Talvez esta aptidão tenha nascido antes da própria linguagem.
Uma taça romana que passou por mãos reais foi dada como perdida durante mais de um século. Um esforço conjunto reencontrou-a.
Novas pirogas monóxilas encontradas em Portugal ajudam a explicar os primórdios da navegação.
Numa necrópole na Amadora, emergiu um dos projectos mais interessantes dos últimos anos: a reconstituição de um rosto com quase dois milénios.
Na vizinha Espanha, discute-se o destino do património arqueológico submerso por albufeiras artificiais. Teremos nós algo a aprender com o processo?
O maior segmento do mosaico encontrado integraria uma das capelas do complexo religioso paleocristão de Mértola. A figuração, a técnica construtiva e o contexto tornam-no único em Portugal.
Nos últimos anos, o cagarro foi objecto de dezenas de publicações científicas. Hoje, conhece-se muito mais sobre esta ave marinha incrível. Mas ainda há lacunas sobre o que faz a partir do momento em que abandona o ninho e parte em aventuras oceânicas.
Sob a cidade algarvia, a 230 metros de profundidade, existem catedrais e galerias de sal, testemunhos imperdíveis do engenho humano e da versatilidade da natureza.
Na ponta sudoeste da serra da Lousã, existe uma aldeia de uma só rua encaixada entre fragas imponentes e embalada pelo murmúrio contínuo da água.
Durante mais de um milénio, Idanha-a-Velha foi um centro urbano de importância ibérica. Romanos, suevos e visigodos, árabes e cavaleiros templários deixaram a sua marca no território. Essas marcas estão de novo a emergir.
No século XIX, Conímbriga não deveria ser mais do que uma zona de passeio para eruditos. Ocasionalmente, o sacho de um agricultor esbarrava em tijolos, mosaicos ou pedras. Um dia, apareceu uma cidade.
É a maior colecção do mundo de lucernas romanas. Terá integrado um grande santuário religioso em Santa Bárbara de Padrões (Castro Verde). Um arqueólogo sonha com o dia em que poderá prosseguir a escavação.
Algumas aldeias do xisto mantêm a coesão de séculos. Outras, como a Figueira, são telas em construção, moldando a pedra como se fosse plasticina.
Na albufeira do Alqueva entre Portugal e Espanha, milhares de pessoas habituaram-se a olhar para o céu nocturno, no conhecido Dark Sky Alqueva.
Muito se tem escrito sobre a quinta da Regaleira, em Sintra, mas a biografia do seu mentor e proprietário regista ainda grandes lacunas...
Em Março de 1946, o campeão mundial de xadrez morreu num hotel do Estoril em circunstâncias invulgares. Ainda hoje, não se sabe o que aconteceu nas últimas horas de vida.
Um século depois, a viagem de Sacadura Cabral e Gago Coutinho é revisitada sem delírios patrióticos, mas como uma página nobre do livro da aviação.
Escondido num vale entre gigantes rochosos, Sistelo é um dos segredos mais bem guardados do Minho.
Inventou engenhos extraordinários. Quis resolver problemas energéticos, ecológicos e agrícolas. O Padre Himalaya foi um pioneiro português cuja memória tem sido reabilitada nas últimas décadas. Em Arcos de Valdevez, estão agora a nascer as Oficinas de Criatividade Himalaya.
Era uma vez uma zona húmida inesquecível. Era uma vez um paul que esteve prestes a perder-se. Era uma vez uma região que se juntou para salvar o património natural. Era uma vez…
Uma escavação em Lisboa encontrou a prova definitiva: escreveu-se em fenício na fachada atlântica da Europa durante a Idade do Ferro.
Um percurso pedestre conduz o viajante por três horas de puro prazer nas lagoas da ilha das Flores.
A abundância de água na Madeira é ilusória. Em muitos locais, foi preciso captá-la com risco e imaginação.
O Côa revelou ao mundo o primeiro vale de artistas paleolíticos, ajudando a enterrar o mito de que a arte do Paleolítico seria exclusiva das cavernas.
Durante 28 anos do século XVII, Portugal e Espanha travaram um confronto feroz ao longo da fronteira.
Nas imediações da praia das maçãs, em sintra, um sítio arqueológico desafia a imaginação dos historiadores há muito tempo – Mais precisamente há quinhentos anos…
No início do século XX, a abertura de uma estrada na freguesia de Capela (Penafiel), revelou sepulturas romanas e estelas funerárias, datáveis entre o século I e IV d.C.
O primeiro povoamento decorreu entre a Idade do Ferro (no fim do século V a.C.) e a época romana (até ao fim do século I d.C. ou início do II) e a segunda produziu-se já num contexto de fortificações islâmicas, implantadas na região entre os séculos IX ou X até ao século XII.
Desde o século XVII que eruditos e historiadores tentam deslindar a cronologia e a função deste enigmático monumento.