Artigos publicados por "António Luís Campos"
António Luís Campos
Uma equipa portuguesa catalogou e reorganizou recentemente uma das maiores colecções de amostras de pintura mural do mundo na capital italiana.
António Luís Campos
Se a Madeira fosse resumida numa única forma arquitectónica, provavelmente seria uma levada.
ANTÓNIO LUÍS CAMPOS
Todas as ilhas do arquipélago celebram esta festa, mas a arquitectura terceirense consagrou-a na pedra.
ANTÓNIO LUÍS CAMPOS
O fotógrafo António Luís Campos acompanhou em Goa os trabalhos de campo do Laboratório HERCULES que têm vindo a revelar novas camadas dos quase 500 anos de história partilhada entre Portugal e a Índia. Na primeira pessoa, o autor da reportagem "Os palimpsestos de Goa" – que pode ser lida na nossa revista de Julho – deixa-nos alguns apontamentos dos bastidores.
Para muitos, o Vale do Poio Novo é uma universidade de escalada no Centro do país.
Acompanhando o rio Minho, uma rota de bicicleta recua no tempo e devolve a tranquilidade.
Envolto em nuvens, o cume do Corvo.
Esqueletos de animais exóticos. Exemplares de taxidermia de antigos territórios ultramarinos. Minerais raros e fascinantes. Máscaras brasileiras e aficanas. A Universidade de Coimbra tem nas suas reservas, um pouco de tudo. Em Maio, o espírito coleccionista de século XVIII passa a ter um novo ponto focal.
O projecto "ALMADA" acaba de ser distinguido nos Prémios Europeus do Património Cultural/ Prémios Europa Nostra 2023 na categoria de envolvimento e sensibilização dos cidadãos. Republicamos, a propósito, "Os murais de Almada Negreiros em Lisboa", uma reportagem de António Luís Campos.
Em 2007, foram afundados, ao largo de Portimão, quatro navios desactivados para fixar a vida marinha e incentivar o mergulho.
Não damos por elas, mas as plantas invasoras reconfiguram a paisagem portuguesa e atacam a flora autóctone. Um grupo de investigação procura cartografá-las e travar o seu avanço.
Todos os dias, o Pico parece diferente. Um viajante descreve a sua ascensão nocturna, procurando chegar ao cume antes de o Sol nascer.
Tudo em Sortelha parece criado por sortilégio de um gigante.
Muito se tem escrito sobre a quinta da Regaleira, em Sintra, mas a biografia do seu mentor e proprietário regista ainda grandes lacunas...
O Piódão será das aldeias mais reconhecíveis e… instagramáveis de Portugal, mas o seu encanto antecede as redes sociais por séculos!
Em 1519 , Dom Manuel I ofereceu um atlas ricamente decorado a Carlos V. Mas o presente não era totalmente altruísta. Uma equipa científica examina agora os materiais e técnicas usados.
Descoberto já no século XXI, o grafeno protagoniza uma revolução científica e tecnológica que está a passar por Portugal.
Durante quase duas semanas, cientistas de vários países juntaram-se nas ilhas Selvagens. E descobriram que há ali território ainda por desbravar.
É impossível falar dos Açores sem mencionar a lagoa do Fogo. A aventura exige meia hora de caminhada, mas compensa largamente o viajante.
Em todo o país, empresas procuram vias para superar o dilema do plástico.
Pintor disruptivo e perturbador, Edvard Munch legou à cidade de Oslo um conjunto de obras emblemáticas. Algumas carecem de urgente restauro. Uma equipa de cientistas portugueses colabora no projecto.
Com aplicações energéticas, farmacêuticas, médicas, cosméticas ou alimentares, as algas estão no centro do debate.
Nascido há mais de 900 anos, o primeiro rei de Portugal personifica o mito fundador da nação. Envolvido em sucessivas camadas de interpretação ideológica, o rei fundador da nacionalidade foi politicamente utilizado em épocas posteriores, sobretudo por D. João I, D. João IV e, mais recentemente, pelo Estado Novo. Como se podem distinguir os factos históricos da ficção?
É em silêncio, a pé pelas margens ou numa bateira, a embarcação tradicional de madeira e fundo chato, que se desbrava este paraíso natural.
Parte insubstituível da produção artística portuguesa dos últimos quinhentos anos, o azulejo é, paradoxalmente, ainda mal conhecido. Um projecto de investigação procura preencher o vazio.
Da canoagem à maratona, da marcha atlética ao alpinismo, os limites do ser humano são testados continuamente. Em Coimbra e no Porto, duas equipas de investigadores transformam as limitações em forças.
O Parque da Pena ganha tonalidades diferentes consoante a época de floração.
Dezenas de quilogramas de folha de eucalipto são preparados para destilação por arrastamento de vapor.
Este curioso conjunto de menires de granito é, possivelmente, um dos mais antigos monumentos megalíticos no Alentejo.
A tecnologia fornece informação inédita aos historiadores e aos conservadores. E o velho túmulo do arcebispo de Braga vai revelando pistas impressionantes.
A ceifeira aquática pode operar em águas com apenas 30 centímetros de profundidade.
Um dos resultados finais do projecto de estudo da cor neste monumento que imagens que permitem visualizar agora, centenas de anos depois, quão coloridos terão sido a capela e o túmulo de Dom João I.
Os mistérios do quadro de Afonso de Albuquerque desvendaram-se com recurso a novas tecnologias e metodologias científicas inimagináveis à época!
Num projecto de aromaterapia incubado na Universidade de Coimbra, exploram-se as propriedades medicinas de várias plantas, juntando ciência e empreendedorismo.
No Departamento de Química da Universidade de Coimbra (UC), foi desenvolvida uma seringa laser, que as poderá substituir em múltiplas aplicações.