Alexandre Vaz

Artigos publicados por "Alexandre Vaz"

Tempero da vida, dádiva do oceano
João Nunes Silva

Tempero da vida, dádiva do oceano

No território a que hoje chamamos Portugal, a exploração de sal marinho remonta à Idade do Bronze. No ano 959, a condessa Mumadona Dias doou em testamento um conjunto de bens ao cenóbio de Guimarães, onde se incluíam as salinas em Aveiro, onde esta fotografia foi tirada.

Uma armadilha jurássica no Oeste português
Filipe Patrocínio

Uma armadilha jurássica no Oeste português

Em 2021, numa falésia perto de Cambelas, uma equipa de paleontólogos iniciou a escavação de um amontoado de fósseis como nunca se vira em Portugal. Esta história, na verdade, ainda está a começar…

Entrevista a Rodrigo Serra: 20 anos a levar linces ao colo

O percurso profissional do coordenador do Programa de Conservação ex situ do Lince Ibérico coincide praticamente com as duas décadas de reintrodução deste felino em Portugal e Espanha. "Quando se investe, os resultados aparecem e a conservação funciona", defende Rodrigo Serra, que alerta, no entanto, que não é hora de baixar a guarda.

Quando os nomes científicos homenageiam figuras... polémicas
HERBÁRIO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Quando os nomes científicos homenageiam figuras... polémicas

Em 2023, Patrícia Guedes, investigadora do CIBIO, e outros dez autores publicaram um artigo na revista Nature Ecology & Evolution, defendendo a abolição dos epónimos na nomenclatura científica da biologia. As homenagens a Salazar e Hitler estão entre os casos mais controversos.

Inegociável
Filipe Patrocínio

Inegociável

Poucas forças são mais inegociáveis do que o mar – e o fotógrafo Filipe Patrocínio sabe-o bem. Só depois de muito estudo e persistência, obteve esta imagem. Este momento decisivo nocturno ocorreu no âmbito de uma campanha paleontológica no Oeste.

Quebra-Ossos: O regresso dos barbudos
António Luís Campos

Quebra-Ossos: O regresso dos barbudos

No final de 2022, arrancou o Projecto LIFE “Corredores Ibéricos para o Quebra-ossos”, com o objectivo de favorecer a expansão e instalação de novos núcleos reprodutores na Península Ibérica. Os transmissores de satélite dos quebra-ossos libertados na Andaluzia comprovam que eles já entraram diversas vezes em território nacional.

Três "novos" tentilhões
João Paulo Gonçalves

Três "novos" tentilhões

Até recentemente considerado uma subespécie, o tentilhão dos Açores (Fringilla moreletti) passou a ser uma espécie diferenciada do tentilhão da Madeira (Fringilla maderensis) e do das Canárias (Fringilla canariensis).

Uma improbabilidade da evolução: O morcego dos Açores

Antes da chegada dos humanos ao arquipélago, existiam ali apenas duas espécies de mamíferos terrestres – uma delas a protagonista desta história. Saiba como alcançaram os morcegos os Açores e porque prosperaram.

Georota do Orvalho: um poema no Centro

O turismo de natureza procura novos rumos e a geologia pode ajudar. Em Oleiros, um concelho reinventa-se para tirar partido do seu património.

Alexandre Vaz

A crise do nemátode no pinhal português

Há mais de duas décadas que o pinhal português está em guerra. O inimigo é invisível e supera em efectivos o exército de combate. E, no entanto, combate-se o nemátode com ciência e bom senso.

Do Cabo da Roca à Praia da Ursa
SHUTTERSTOCK / Life Collection Photography

Do Cabo da Roca à Praia da Ursa

A escassos 40 quilómetros de Lisboa, pode encontrar o Cabo da Roca, um lugar mágico. É também o ponto mais ocidental da Europa.

Alexandre Vaz

Bastidores: da floresta para o estirador

A ilustração continua a ter uma capacidade privilegiada para reproduzir pormenores, e ilustradores como Marco Nunes Correia são decisivos para os investigadores.

Berlengas lotadas

Uma pequena ilha, espécies ameaçadas e muitos visitantes.

As gravuras descem à Capital

Uma exposição no Museu de Arte Popular faz aquilo que nunca tinha sido feito: transporta a arte do Côa para uma grande cidade.

Alexandre Vaz

A nova vida dos herbários

O registo mundial de herbários lista atualmente cerca de três mil coleções organizadas que, no seu conjunto incluem cerca de 380 milhões de exemplares de plantas.

Alexandre Vaz

Ecos de outra escrita na cidade de Lisboa

Em 2014, uma escavação em Lisboa encontrou a prova definitiva: escreveu-se em fenício na fachada atlântica da Europa durante a Idade do Ferro.

Lisboa desconhecida

Consegue imaginar um mar tropical de águas quentes e pouco profundas cobrindo o aqueduto e toda a cidade de Lisboa?

Salto de Pardal

Os segredos de um pardal cabo-verdiano que ajuda a contar a história da evolução.

Sífilis na baixa de Lisboa

Da análise antropológica dos seus restos mortais, viria a ficar evidente que as alterações ósseas se ficavam a dever à sífilis.

Alexandre Vaz

Desvendado o mistério do maior canário do mundo

No final de 1887, quando o naturalista Francisco Newton desembarcou na ilha de São Tomé, rapidamente se apercebeu de que a fauna diferia bastante da da ilha vizinha de Príncipe. E foi desvendado, finalmente, o mistério sobre o bico-grossudo, que estava suspenso desde a reportagem  "Enigma de São Tomé e Príncipe" publicada em Fevereiro de 2012.

Os fósseis da Ameixoeira

Fátima Cunha, professora em Lisboa, procurava inspirar os seus alunos das Ciências Experimentais a encontrarem no próprio bairro factores de identidade e orgulho.

O triângulo de Sines

Uma escavação de emergência abriu um portal de acesso a uma história esquecida.