Alexandre Vaz

Artigos publicados por "Alexandre Vaz"

Quebra-Ossos: O regresso dos barbudos
António Luís Campos

Quebra-Ossos: O regresso dos barbudos

No final de 2022, arrancou o Projecto LIFE “Corredores Ibéricos para o Quebra-ossos”, com o objectivo de favorecer a expansão e instalação de novos núcleos reprodutores na Península Ibérica. Os transmissores de satélite dos quebra-ossos libertados na Andaluzia comprovam que eles já entraram diversas vezes em território nacional.

Três "novos" tentilhões
João Paulo Gonçalves

Três "novos" tentilhões

Até recentemente considerado uma subespécie, o tentilhão dos Açores (Fringilla moreletti) passou a ser uma espécie diferenciada do tentilhão da Madeira (Fringilla maderensis) e do das Canárias (Fringilla canariensis).

Uma improbabilidade da evolução: O morcego dos Açores

Antes da chegada dos humanos ao arquipélago, existiam ali apenas duas espécies de mamíferos terrestres – uma delas a protagonista desta história. Saiba como alcançaram os morcegos os Açores e porque prosperaram.

Tempero da vida, dádiva do oceano
João Nunes Silva

Tempero da vida, dádiva do oceano

No território a que hoje chamamos Portugal, a exploração de sal marinho remonta à Idade do Bronze. No ano 959, a condessa Mumadona Dias doou em testamento um conjunto de bens ao cenóbio de Guimarães, onde se incluíam as salinas em Aveiro, onde esta fotografia foi tirada.

Georota do Orvalho: um poema no Centro

O turismo de natureza procura novos rumos e a geologia pode ajudar. Em Oleiros, um concelho reinventa-se para tirar partido do seu património.

Flor como arma

Em Angola abundam inúmeros tesouros naturais e paisagens com tanto de surpreendente como de inolvidáveis.

Alexandre Vaz

A crise do nemátode no pinhal português

Há mais de duas décadas que o pinhal português está em guerra. O inimigo é invisível e supera em efectivos o exército de combate. E, no entanto, combate-se o nemátode com ciência e bom senso.

Do Cabo da Roca à Praia da Ursa
SHUTTERSTOCK / Life Collection Photography

Do Cabo da Roca à Praia da Ursa

A escassos 40 quilómetros de Lisboa, pode encontrar o Cabo da Roca, um lugar mágico. É também o ponto mais ocidental da Europa.

Alexandre Vaz

Bastidores: da floresta para o estirador

A ilustração continua a ter uma capacidade privilegiada para reproduzir pormenores, e ilustradores como Marco Nunes Correia são decisivos para os investigadores.

Alexandre Vaz

Descobrir a natureza sobre rodas

Em serras cobertas de floresta, em planícies floridas, por caminhos rurais ou junto de falésias temperadas pela brisa marítima, a bicicleta revela-se uma forma extraordinária de usufruir da natureza.

Berlengas lotadas

Uma pequena ilha, espécies ameaçadas e muitos visitantes.

As gravuras descem à Capital

Uma exposição no Museu de Arte Popular faz aquilo que nunca tinha sido feito: transporta a arte do Côa para uma grande cidade.

Alexandre Vaz

A nova vida dos herbários

O registo mundial de herbários lista atualmente cerca de três mil coleções organizadas que, no seu conjunto incluem cerca de 380 milhões de exemplares de plantas.

Novos ventos no Tarrafal

O Norte de Santiago é um lugar de má memória para antigos presos políticos do Estado Novo.

Alexandre Vaz

Piar de revolta contra pesticidas

O uso de pesticidas esteve na origem do declínio do papa-moscas de São Tomé, uma das 28 espécies únicas do arquipélago que o tornam a região com a maior taxa de endemismo de aves do mundo.

Boné no equador

Boné do Jóquei é um ilhéu desabitado de 30 hectares e que dista apenas 2,5 quilómetros da ilha do Príncipe.

Alexandre Vaz

Ecos de outra escrita na cidade de Lisboa

Em 2014, uma escavação em Lisboa encontrou a prova definitiva: escreveu-se em fenício na fachada atlântica da Europa durante a Idade do Ferro.

Lisboa desconhecida

Consegue imaginar um mar tropical de águas quentes e pouco profundas cobrindo o aqueduto e toda a cidade de Lisboa?

Antes inferno, hoje paraíso

O Norte da ilha de Santiago, no arquipélago de Cabo Verde é um lugar de má memória para antigos presos políticos do Estado Novo.

Salto de Pardal

Os segredos de um pardal cabo-verdiano que ajuda a contar a história da evolução.

Sífilis na baixa de Lisboa

Da análise antropológica dos seus restos mortais, viria a ficar evidente que as alterações ósseas se ficavam a dever à sífilis.

Alexandre Vaz

Desvendado o mistério do maior canário do mundo

No final de 1887, quando o naturalista Francisco Newton desembarcou na ilha de São Tomé, rapidamente se apercebeu de que a fauna diferia bastante da da ilha vizinha de Príncipe. E foi desvendado, finalmente, o mistério sobre o bico-grossudo, que estava suspenso desde a reportagem  "Enigma de São Tomé e Príncipe" publicada em Fevereiro de 2012.

Os fósseis da Ameixoeira

Fátima Cunha, professora em Lisboa, procurava inspirar os seus alunos das Ciências Experimentais a encontrarem no próprio bairro factores de identidade e orgulho.

Alexandre Vaz

A mão invisível da evolução

Nas florestas do Gabão, cientistas portugueses financiados pela National Geographic procuram mais peças para o puzzle da evolução. Darwin descreveu o mandril como o mais colorido de todos os mamíferos, pois as cores vibrantes da face variam com a sua excitação. Hoje sabemos que as fêmeas preferem os machos mais coloridos.