A luta pela sobrevivência das focas da Gronelândia em fotografias

Jennifer Hayes, cientista convertida em fotógrafa, documenta o nascimento de focas da Gronelândia no Atlântico Noroeste há mais de uma década. Neste ensaio, ela reflecte sobre a batalha das crias pela sobrevivência, à medida que os invernos são cada vez mais quentes.

Jennifer Hayes

Edições Especiais National Geographic

Já pode consultar a nossa página de Edições Especiais – Viagens, História, Grandes Mulheres, Filosofia, Segredos do Cérebro, Cientistas, Cultura, Arqueologia, Cosmo, Matemática e Juvenil. (Em actualização permanente).

Redacção

@ROGERANDJENNYPHOTOGRAPHY / SOLENT / CORDON PRESS

O recém-chegado

Não acontece todos os dias: assistir ao nascimento de uma girafa. Uma dupla de fotógrafos estava no sítio certo à hora certa e ofereceu-nos este testemunho.

PSPT: Terapia assistida por psicadélicos sob avaliação
JOHN MOORE, GETTY IMAGES

PSPT: Terapia assistida por psicadélicos sob avaliação

Estudos recentes que sugerem que várias substâncias psicadélicas podem ajudar a combater a perturbação de stress pós-traumático (PSPT) levaram a Associação de Veteranos dos EUA a anunciar que vai investigar se estes compostos poderão ser uma opção de tratamento para os veteranos de guerra.

Meryl Davids Landau

TUI DE ROY/NATURE PICTURE LIBRARY

Conheça as moscas parasíticas das Ilhas Galápagos

Os famosos tentilhões de Darwin estão ameaçados por moscas "vampiras". Contudo, novos estudos mostram que alguns têm melhores possibilidades de sobrevivência do que outros.

Jason Bittel

Os 10 factos mais surpreendentes sobre os polvos

Capacidades cognitivas impressionantes, mecanismos de camuflagem únicos ou a curiosa localização do seu cérebro. Damos-lhe a conhecer melhor estas e outras sete curiosidades que lhe permitirão olhar para os polvos sob uma perspectiva diferente.

Sylvia Roig

Resultados do Passatempo #ngpt

Os nossos seguidores de Instagram fotografaram e etiquetaram – e nós escolhemos as nove melhores imagens partilhadas entre 25 de Dezembro de 2023 e 31 de Janeiro de 2024. Conheça as histórias por detrás de cada uma.

Redacção

Idade Média: O que (não) sabemos sobre os caçadores de São Gens

Há cerca de mil anos, uma pequena comunidade aldeã vivia e explorava um território numa curva do Mondego nas proximidades da serra da Estrela. A arqueologia revelou que, além de actividades agrícolas, estes camponeses eram também especializados na caça de veados e no tratamento das suas peles.

Catarina Tente *

Idade Média: O que (não) sabemos sobre os caçadores de São Gens

Catarina Tente *

Wasabi: Um novo aliado dos restauradores de papiros egípcios
(CC0 1.0)

Wasabi: Um novo aliado dos restauradores de papiros egípcios

Uma nova técnica utilizada por uma equipa de investigadores egípcios revelou que a raiz de wasabi, utilizada principalmente na cozinha japonesa, pode ser uma ferramenta eficaz para a desinfecção e o subsequente restauro de papiros egípcios antigos.

J. M. Sadurní

SHUTTERSTOCK

Capital Portuguesa da Cultura 2024: Aveiro para principiantes

Foi uma das quatro finalistas portuguesas ao título de Capital Europeia da Cultura em 2027, mas Évora venceu. Com vista a reaproveitar as três candidaturas preteridas, o governo decidiu resgatar, até lá, as Capitais Portuguesas da Cultura. Aveiro é a primeira, desde Janeiro. Seguem-se Braga em 2025 e Ponta Delgada em 2026.

Bruno Fernandes

Crónica: Volta à Galiza em cinco dias

As lendas bíblicas contam que Deus urdiu o mundo em sete dias. Posto isto, não me pareceu que cinco dias para uma volta pela Galiza fosse um período de descoberta demasiado apertado.

Bruno Fernandes