Amesterdão: Onde a Primavera é mais feliz

Conhecida pelos seus bonitos canais, a “Veneza do Norte” afigura-se como o destino ideal para quem gosta da Primavera e quer tirar proveito do melhor que a estação tem para oferecer. Vamos perceber porquê.

CONTEÚDO PATROCINADO

Salomão, na Bíblia e para além dela
DOMÍNIO PÚBLICO

Salomão, na Bíblia e para além dela

Na Bíblia, é chamado “amado de Javé” e diz-se que o seu nome foi anunciado por Deus ao seu pai, o rei David. Construtor do primeiro Templo de Jerusalém, foi o terceiro e último soberano do reino unificado de Israel.

Edições Especiais National Geographic

Já pode consultar a nossa página de Edições Especiais – Viagens, História, Grandes Mulheres, Filosofia, Segredos do Cérebro, Cientistas, Cultura, Arqueologia, Cosmo, Matemática e Juvenil. (Em actualização permanente).

Redacção

ARMAND SARLANGUE / WWW.TPOTY.COM

O círculo do inferno

Armand Sarlangue enfrentou condições difíceis para tirar esta fotografia, com a zona vedada pelas autoridades.

Paula Mateu

O ciclo menstrual pode mudar a forma do seu cérebro
DR P. MARAZZI, SCIENCE PHOTO LIBRARY

O ciclo menstrual pode mudar a forma do seu cérebro

Estudos demonstram que o volume ou a espessura de determinadas regiões do cérebro aumentam durante os períodos mensais – mas não revelam se isso está ou não associado às flutuações emocionais.

Sanjay Mishra

Cegonhas-pretas – ou as primas tímidas

Em contraste com as suas congéneres brancas, as cegonhas-pretas são raras, esquivas e desconhecidas. Apenas um em cada mil casais de cegonha que se reproduzem em Portugal pertence a esta espécie e a ciência ainda tenta perceber porquê.

Hugo Marques

ACACIA JOHNSON

Como é viver na ‘noite polar’

As pessoas que vivem junto às gélidas regiões polares da Terra vivem num estado de noite quase constante todos os Invernos.

Kieran Mulvaney

Rui Alexandrino / Shutterstock

Zonas Húmidas: Do Pantanal à Ria Formosa

A Convenção sobre Zonas Húmidas de Importância Internacional, de 1971, marcou um antes e um depois na protecção e no reconhecimento destas áreas. Em todo o mundo, há mais de 2.400 zonas húmidas classificadas.

António Matos

Idade Média: O que (não) sabemos sobre os caçadores de São Gens

Há cerca de mil anos, uma pequena comunidade aldeã vivia e explorava um território numa curva do Mondego nas proximidades da serra da Estrela. A arqueologia revelou que, além de actividades agrícolas, estes camponeses eram também especializados na caça de veados e no tratamento das suas peles.

Catarina Tente *

António Gama / Shutterstock

Capital Portuguesa da Cultura 2024: Aveiro para principiantes

Foi uma das quatro finalistas portuguesas ao título de Capital Europeia da Cultura em 2027, mas Évora venceu. Com vista a reaproveitar as três candidaturas preteridas, o governo decidiu resgatar, até lá, as Capitais Portuguesas da Cultura. Aveiro é a primeira, desde Janeiro. Seguem-se Braga em 2025 e Ponta Delgada em 2026.

Bruno Fernandes