Resultados do Passatempo #ngpt

Os nossos seguidores de Instagram fotografaram e etiquetaram – e nós escolhemos as nove melhores imagens partilhadas entre 25 de Dezembro de 2023 e 31 de Janeiro de 2024. Conheça as histórias por detrás de cada uma.

Redacção

Conheça as moscas parasíticas das Ilhas Galápagos
TUI DE ROY/NATURE PICTURE LIBRARY

Conheça as moscas parasíticas das Ilhas Galápagos

Os famosos tentilhões de Darwin estão ameaçados por moscas "vampiras". Contudo, novos estudos mostram que alguns têm melhores possibilidades de sobrevivência do que outros.

Jason Bittel

Amesterdão: Onde a Primavera é mais feliz

Conhecida pelos seus bonitos canais, a “Veneza do Norte” afigura-se como o destino ideal para quem gosta da Primavera e quer tirar proveito do melhor que a estação tem para oferecer. Vamos perceber porquê.

CONTEÚDO PATROCINADO

Edições Especiais National Geographic

Já pode consultar a nossa página de Edições Especiais – Viagens, História, Grandes Mulheres, Filosofia, Segredos do Cérebro, Cientistas, Cultura, Arqueologia, Cosmo, Matemática e Juvenil. (Em actualização permanente).

Redacção

NASA, ESA, CSA, STSCI, SAMUEL CROWE (UVA).

O coração da nossa galáxia

Esta região de formação de estrelas situa-se a 300 anos-luz do buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea.

Paula Mateu

PSPT: Terapia assistida por psicadélicos sob avaliação
JOHN MOORE, GETTY IMAGES

PSPT: Terapia assistida por psicadélicos sob avaliação

Estudos recentes que sugerem que várias substâncias psicadélicas podem ajudar a combater a perturbação de stress pós-traumático (PSPT) levaram a Associação de Veteranos dos EUA a anunciar que vai investigar se estes compostos poderão ser uma opção de tratamento para os veteranos de guerra.

Meryl Davids Landau

Quer fortalecer os seus ossos? Nem tudo se resume à vitamina D
ILUSTRAÇÃO FOTOGRÁFICA DE NICK VEASEY, SCIENCE PHOTO LIBRARY

Quer fortalecer os seus ossos? Nem tudo se resume à vitamina D

Muitas outras vitaminas, da A à K, são essenciais para um esqueleto saudável – mas, a não ser que tenha deficiências graves, deve obtê-las a partir de alimentos e não de suplementos.

Meryl Davids Landau

Rui Alexandrino / Shutterstock

Zonas Húmidas: Do Pantanal à Ria Formosa

A Convenção sobre Zonas Húmidas de Importância Internacional, de 1971, marcou um antes e um depois na protecção e no reconhecimento destas áreas. Em todo o mundo, há mais de 2.400 zonas húmidas classificadas.

António Matos

Idade Média: O que (não) sabemos sobre os caçadores de São Gens

Há cerca de mil anos, uma pequena comunidade aldeã vivia e explorava um território numa curva do Mondego nas proximidades da serra da Estrela. A arqueologia revelou que, além de actividades agrícolas, estes camponeses eram também especializados na caça de veados e no tratamento das suas peles.

Catarina Tente *

SHUTTERSTOCK

Capital Portuguesa da Cultura 2024: Aveiro para principiantes

Foi uma das quatro finalistas portuguesas ao título de Capital Europeia da Cultura em 2027, mas Évora venceu. Com vista a reaproveitar as três candidaturas preteridas, o governo decidiu resgatar, até lá, as Capitais Portuguesas da Cultura. Aveiro é a primeira, desde Janeiro. Seguem-se Braga em 2025 e Ponta Delgada em 2026.

Bruno Fernandes