Cinco décadas depois, o projecto do Alqueva está perto do fim. Fotografia de Miguel Claro
Um casal de tartarugas nada nas águas do atol Europa. Fotografia de Thomas P. Peschak
As antenas do Alma iluminadas ao entardecer. Fotografia de Dave Yoder

Edição do Mês : Número 157 - Abril 2014

Em Abril  viajámos pelos segredos do funcionamento do cérebro humano, visitámos dois atóis no estreito entre Moçambique e Madagáscar, fomos conhecer  o maior telescópio terrestre e mergulhámos no Ródano onde foi recuperada uma antiga embarcação romana.

O Alqueva é o tema do mapa-suplemento e da Grande Angular deste mês.

Hoje é 24 de Abril de 2014
Foto do Dia

Baixas da Índia. A laguna deverá ser um refúgio para os tubarões antes de enfrentarem os desafios do oceano aberto. Fotografia de Thomas P. Peschak

Video Destacado

Dois interlocutores do projecto do Conectoma Humano discutem os desafios da ciência na compreensão da complexidade cerebral.

O explorador-residente Paul Sereno descobriu novas espécies de dinossauros em quase todos os continentes. Também encontrou o fóssil de um crocodilo gigante do tamanho de um autocarro.

Baú de recordações

Um leilão de gado atrai uma multidão na pequena ilha Grimsay, nas Hébridas Exteriores. A dupla camada de pêlo do gado bovino das Terras Altas da Escócia adapta-se na perfeição ao clima frio, húmido e ventoso da região.

Continuar...

Será que uma aeronave afundada constitui um exemplo de património subaquático? O senso comum sugere que sim, mas, na prática, é essencial que a submersão ocorra há pelo menos um século. E quase nenhuma aeronave está nessas condições...

Continuar...

Em todos os cantos do mundo, homens e mulheres da ciência fazem avançar diariamente o conhecimento, abrindo novas fronteiras, ousando perguntas nunca questionadas e explorando as possibilidades infinitas do nosso planeta. Estas são algumas das histórias inspiradoras dos cientistas do nosso tempo. Em discurso directo.

visoes.gif