Um casal de tartarugas nada nas águas do atol Europa. Fotografia de Thomas P. Peschak
As antenas do Alma iluminadas ao entardecer. Fotografia de Dave Yoder
Cinco décadas depois, o projecto do Alqueva está perto do fim. Fotografia de Miguel Claro

Edição do Mês : Número 157 - Abril 2014

Em Abril  viajámos pelos segredos do funcionamento do cérebro humano, visitámos dois atóis no estreito entre Moçambique e Madagáscar, fomos conhecer  o maior telescópio terrestre e mergulhámos no Ródano onde foi recuperada uma antiga embarcação romana.

O Alqueva é o tema do mapa-suplemento e da Grande Angular deste mês.

Hoje é 21 de Abril de 2014
Foto do Dia

Europa. Poucos mergulhadores já exploraram a zona do canal de Moçambique conhecida pelos seus remoinhos, correntes e uma rebentação espectacular. Fotografia de Thomas P. Peschak

Video Destacado

O fotógrafo Steve Winter encontrou um desafio diferente nesta reportagem sobre pumas.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Winston Churchill e Franklin Roosevelt confiavam tanto nos mapas da National Geographic que, numa cimeira entre ambos, desenharam as propostas de divisão territorial da recém-vencida Alemanha em cima de um mapa da revista.

Baú de recordações

Um leilão de gado atrai uma multidão na pequena ilha Grimsay, nas Hébridas Exteriores. A dupla camada de pêlo do gado bovino das Terras Altas da Escócia adapta-se na perfeição ao clima frio, húmido e ventoso da região.

Continuar...

Há duas décadas, praticamente perdemos uma raça bovina autóctone. Agora, o efectivo encontra-se estável, mas a extinção ainda paira sobre estes animais. Cientistas e veterinários recorrem à genética para a tentar travar.

Texto e fotografias de Ricardo Guerreiro

Continuar...

Em todos os cantos do mundo, homens e mulheres da ciência fazem avançar diariamente o conhecimento, abrindo novas fronteiras, ousando perguntas nunca questionadas e explorando as possibilidades infinitas do nosso planeta. Estas são algumas das histórias inspiradoras dos cientistas do nosso tempo. Em discurso directo.

visoes.gif